Histórico das tecnologias como recurso didático

Inicialmente, o vocábulo tecnologia tem suas raízes gregas (téchne e logos), significando, respectivamente, a idéia de “arte”, “ofício”, “indústria” e ao conceito de palavra, “tratado”, “estudo”, “ciência”. Assim, para os filósofos gregos a téchne não era um ofício ou arte qualquer, mas aquela que deveria ser realizada de acordo com o estudo, com a ciência.
Informação tem sua raiz latina informare significa “a ação de formar matéria”. Com o desenvolvimento da informática, o conceito de tecnologias da informação vai gradativamente abarcando as tecnologias relacionadas à informática, utilizadas para transmitir a informação. No entanto, deve-se ressaltar que a partir do final da II Guerra Mundial, a informação passa a ter um significado ao ato comunicante, podendo designar qualquer coisa que fosse comunicada, transmitida, seja esta informação compreendida ou não.
A comunicação, a qual está presente nos diversos estratos da sociedade e do espaço. Propõe um olhar mais próximo da concepção de técnica, Silva (2002) apud Rodrigues (2008), observa que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) estão presentes ao longo de todo o processo de desenvolvimento humano, considerando tecnologia de informação toda configuração comunicativa que utiliza como apoio as tecnologias disponíveis no seu contexto histórico, estando ela, portanto, relacionada à informática ou não.
CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS

Álbum seriado, cartazes, computador, datashow, desenhos, filme, flanelógrafo, folders, gráficos, gravador, gravuras, histórias em quadrinhos, ilustrações, jornais, letreiros, livros, mapas, maquete, mimeógrafo, mural didático, museus, quadro magnético, quadro de giz, rádio, retroprojetor, revistas, slides, televisão, textos, transparências, varal didático e videocassete.

Por Regiane Sousa