O Aproveitamento das tecnologias do cotidiano na escola

A tecnologia invadiu nosso cotidiano. A facilidade como as informações estão chegando em nosso meio transforma nossa vida pessoal e social. Os equipamentos tecnológicos são usados cada vez mais frequentemente, seja para comunicação, informação, aprendizado ou laser. Isso estar influenciando no modelo de aluno que a escola hoje estar recebendo.
A televisão, o computador entre outros meios de comunicação são equipamentos que estão cada vez mais presente no cotidiano dos alunos que chegam na escola sabendo muitas coisas transmitidas pelos mesmos.
O universo tecnológico oferece um mundo de cores, imagens e sons do qual a escola se distancia muito. Isso causa um desinteresse pela escola atual e obriga ao professor conhecer muito mais para saber trabalhar com esse aluno o comportamento crítico acerca das informações(as vezes fragmentada e superficial) que são oferecidas pelos meios de comunicação e informação que eles têm acesso.
Para Kenski (1996), a esscola precisa aproveitar essa riqueza de recursos externos, não para reproduzi-los em sala de aula, mas para orientar as discussões, ensinar os alunos a estabelecer distâncias críticas com o que é veiculado pelos meios de comunicação tecnológicos do cotidiano.

Por: Regiane Sousa