O avanço tecnológico é uma realidade, não só fora como dentro da escola, cada vez mais o aluno esta inserido no universo da informação fácil e o professor precisa atualiza-se para acompanhar a velocidade pela qual a informação é transmitida hoje.
Antes o professor era responsável por manter a disciplina e fazer com que os alunos decorassem e repetissem a informação pronta. Hoje ele precisa organiza-se para atender a família, o trabalho, a formação continuada e as mudanças que ocorrem a todo o momento na sociedade.
Em meio a tantas atribuições esse profissional encontra-se perdido em meio as suas multitarefa. Responsável pela transmissão, aquisição, reflexão este profissional é muitas vezes desqualificado e desacreditado pela sociedade, que ao invés de dar suporte para o aperfeiçoamento do mesmo bombardeia de todos os lados suas práticas. É este profissional que ainda tem que compreender, separar e analisar criticamente as informações que se apresentam de várias formas para o aluno, para assim orientar, estimular a discussão em sala de aula.
...no universo de informações apresentadas pelos medias e equipamentos eletrônicos de última geração, o papel do professor é recuperar a origem e a memória do saber, de estabelecer uma certa ordem e direcionamento para as práticas, os conhecimentos, as vivências e o posicionamentos apreendidos nos mais variados ambientes e equipamentos: dos livros aos computadores, redes e ambientes virtuais. Kenski (2006).
A tecnologia da comunicação e informação se apresenta como algo accessível a todos, o que não é, percebe-se que ela está disponível, mas não acessível. Ainda é muito caro o acesso a esses recursos tecnológico. Para sociedade não importa se o professor tem condições ou não de pagar por um curso de aperfeiçoamento e até mesmo adquirir um equipamento desse porte, o importante é que ele precisa estar atualizado para atender a demanda da mesma.
Os recursos didáticos tecnológico estão presente no cotidiano escolar. Isso não significa dizer que vamos substituir os professores e os livros pelos mesmos. Mas precisamos nos adequar a essa realidade. Utilizando e explorando as possibilidade pedagógicas desses novos recursos para alunos e professores.