O uso de recursos audiovisuais na sala de aula

Recursos tecnológicos são ferramentas que auxiliam, e muito na aprendizagem. Mas, ainda existem professores que se recusam a usar essa prática, por não saberem utilizar e nunca aprenderam. A insegurança dos professores no que tange o uso de recursos audiovisuais em sala de aula torna sua prática pouco inovadora. Para Kenski (2003), formam-se professores sem um conhecimento mais aprofundado sobre a utilização e manipulação de tecnologias educacionais e esses sentem-se inseguros para utilizá-las em sala de aula.

A utilização de recursos audiovisuais em sala de aula, requer do professor um direcionamento didático acerca dos recursos utilizados. Por exemplo: o professor precisa informar os objetivos que deseja alcançar apartir do uso do DVD, slides, televisão, entre outros. Esse uso deve ser adequado ao assunto, ao aluno relacionando outras atividades como debates, conversas e outros. Para que não se tornem mera ferramenta usada para ganhar tempo ou preenchimento de espaços vazios.

A atenção do aluno na atualidade está mais voltada ao que os recursos tecnológicos oferecem, por isso o professor precisa ter o cuidado de também incluir na sua prática recursos utilizados pelos alunos no cotidiano, para que possam assim buscar maior interação e interesse pelas atividades propostas.

Por: Regiane Sousa