segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A importância da incorporação das tecnologias nos processos educacionais.


A globalização e os avanços tecnológicos do mundo atual afeta a escola de tal maneira que a forçam a acompanhar esta realidade, fazendo com que adquira um ar de modernidade e de desenvolvimento. A escola está inserida numa sociedade global da informação, onde diversas tecnologias são crescentes e constantes a todo o momento e utilizada no cotidiano dos indivíduos, transmitindo valores e padrões de conduta.


Uma vez que a sociedade moderna exige um sistema de universalização do ensino, a escola por sua vez tem o dever de acompanhar e proporcionar tal tendência aos discentes que hoje são considerados sujeitos tecnológicos fluentes e habilidosos.


A tecnologia nas escolas chega como a oportunidade de melhorar a educação e seu ensino, no momento em que o desenvolvimento econômico do país é medido através da sua educação de qualidade. A mudança do cenário educacional também depende dos administradores, diretores e coordenadores. Precisa-se entender a importância dos recursos tecnológicos como também a capacitação dos professores para a utilização e suporte destes recursos em sala de aula, cujo método facilita e muito a prática pedagógica do professor, uma vez que proporciona aos alunos a capacidade de refletir, aprender e interiorizar com prazer e êxito.




Por Hilda Rafaele

2 comentários:

  1. É nessa perspectiva cara colega Rafelle, que perecebe-se a importancia das TIC aliadas a educação, afinal a partir do uso das mesmas pode se ampliar a oferta de ensino e formação em nivel superior, em cursos técnicos e também no dia a dia da sala de aula, ja que atualmente nessa era tecnológica é quase impossivel não utilizar os aparatos tecnológicos no cotidiano.
    Vale ressaltar, que as tecnologias não foram criadas com intenções educativas, porém é cada vez mais evidente que as TICs tem um grande potencial educativo e que abriu um leque de possibilidades de produção de conhecimento dentro dos espaços escolares.
    A escola não pode deixar de perceber e utilizar as TICs como recursos pedagógicos e metodológicos que subsidiem e enriqueçam a práxis, além do que com a constante globalização é necessário que os educandos estejam conscientes do uso desses recursos e de que forma eles podem ser benéficas ou não e a escola não pode negar a presença dos mesmos no cotidiano dos alunos, afinal a sociedade é movida pela informação. Sendo assim como afirma Guterrez: “Nos dias de hoje já não se pode continuar pensando em uma escola encerrada entre quatro paredes e completamente desvinculada do processo de comunicação” (GUTIERREZ,1978, p. 33).

    ResponderExcluir
  2. Sem contar que com a mediaçao feita através das TIC o processo de ensino aprndizagm pode torna-se prazeroso e enriquecedor, uma vez que estimula educandos e educadores mergulharem neste mundo imerso de novidades e tecnologias que facilitam nossa vida cotidiana. E a partir dessa perspctiva, pode-se pensar em uma formação que proporcione uma reflexão acerca desse novo mundo tecnologico qu nos rodeia analisando seus pros e contras e o que deve ou não fazer parte do âmbito educacional.

    ResponderExcluir