segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O Aproveitamento das tecnologias do cotidiano na escola

A tecnologia invadiu nosso cotidiano. A facilidade como as informações estão chegando em nosso meio transforma nossa vida pessoal e social. Os equipamentos tecnológicos são usados cada vez mais frequentemente, seja para comunicação, informação, aprendizado ou laser. Isso estar influenciando no modelo de aluno que a escola hoje estar recebendo.
A televisão, o computador entre outros meios de comunicação são equipamentos que estão cada vez mais presente no cotidiano dos alunos que chegam na escola sabendo muitas coisas transmitidas pelos mesmos.
O universo tecnológico oferece um mundo de cores, imagens e sons do qual a escola se distancia muito. Isso causa um desinteresse pela escola atual e obriga ao professor conhecer muito mais para saber trabalhar com esse aluno o comportamento crítico acerca das informações(as vezes fragmentada e superficial) que são oferecidas pelos meios de comunicação e informação que eles têm acesso.
Para Kenski (1996), a esscola precisa aproveitar essa riqueza de recursos externos, não para reproduzi-los em sala de aula, mas para orientar as discussões, ensinar os alunos a estabelecer distâncias críticas com o que é veiculado pelos meios de comunicação tecnológicos do cotidiano.

Por: Regiane Sousa 

4 comentários:

  1. Embora não se tenha incorporado bem o uso dos recursos tecnológicos no ambiente escolar, é importante destacar que nos tempos hodiernos de forma direta ou indireta esses recursos fazem parte da vida tanto de alunos como de professores e que muitas vezes os alunos se encontram mais preparados para lidar com esses recursos, entretanto por outro lado os alunos não estão preparados para se colocar criticamente frente ao uso das tecnologias. Cabe ao professor não apenas conhecimentos para manipulação de equipamentos, mais também a responsabilidade de extrair as possibilidades pedagógicas, contribuindo para que os alunos possam fazer o melhor uso possível dos recursos tecnológicos estabelecendo uma relação de reflexão crítica, interativa, criativa, participativa e colaborativa através das TICS.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, o uso das TIC's na educação, principalmente em escolas públicas,é uma alternativa realizada através de projetos especificos que buscam oportunizar aos aluno o contato com a sociedade da informação. A partir do uso do computador, objetiva-se a associação dos conhecimentos construídos e ressignificados em sala de aula, adequando-os a sua realidade. Com isso, torna-se a sala de aula um espaço mais atratativo, menos fragmentado e capaz de articular os saberes produzidos atraves de metodologias próprias, como por exemplo a pesquisa orientada na internet.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, as TIC´s estão proporcionando grandes avanços no âmbito educacional, pois além de ampliar o acesso a informação por parte de docentes e educandos que enriquece o processo de ensino-aprendizagem, está facilitando o desenvolvimento do mesmo com os recursos eletrônicos cada vez mais sofisticados como pen drive, data show, dentre outros.

    ResponderExcluir
  4. Esse é o grande desafio, preparar os alunos para o uso critico e reflexivo das tecnologias, pois as mesmas tanto podem contribuir para o aprendizado como pode não influenciar, isso vai depender de quem está usando. Os educadores precisam sim envolver as tecnologias na sua pratica pedagógica, mas, precisam pensar na visão que os educandos tem sobre a mesma.

    Por Libna Carneiro

    ResponderExcluir